Bôla de sardinha


Bôla de sardinha

Lembram-se das bôlas que no tempo do antigamente as nossas mães e avós nos faziam?
Quer dizer, eu também participava, apesar de ser moçito, e sempre muito curioso por aquilo que me enchia a barriga (é claro), gostava de estar presente na hora da confecção!
Na verdade, esta não é uma das bôlas tradicionais das nossas aldeias, pelo menos da minha (sou Bairradino), mas é sem dúvida um bom petisco, e assemelha-se mais ás "pies" Americanas que às nossas tradicionais bôlas.
Mas não desistam! Acompanhem-me irão ver que é um snack digno de estar em qualquer mesa Portuguesa (claro, tem pão e Sardinha, logo é Português ) e até uma Bimby consegue fazer isto!
Por muito que me o custe a admitir! :-)

Ingredientes

  • 2 Latas de Sardinha em Molho de Tomate
  • 2 Latas de Sardinha em Molho de *Tomate Picante*
  • 50g de Vinho Branco (sim, é mesmo em gramas)
  • 50g de Água
  • 50g de Azeite
  • 50g de Fermento Instantâneo
  • 1 Ovo
  • 100g de Azeitonas Descaroçadas 
  • 150g de Margarina
  • 450g de Farinha de Trigo
  • Órgãos qb
Notas sobre os ingredientes

Podem naturalmente usar apenas sardinhas em molho de tomate simples, ou completamente picante, na verdade a receita está desta forma, pois como existem pequenos lá em casa a rondar a comida ( tal como eu fazia quando tinha a idade deles) , fazer uma bôla só com sardinha em molho de tomate picante pode ser um desastre...
Não deite fora o molho das sardinhas, pois ele terá bom uso!
Quanto à farinha, e tal como na receita de Pão Malandro, usem farinhas de boa qualidade, pois daí dependerá também o resultado desta receita! O mesmo se aplica às sardinhas!
Em breve terei uma página nesta blog que falará sobre os ingredientes que uso em muitas receitas,  onde os obter a preços razoàveis e com simpatia a acompanhar! Fique atento...

Preparação

  1. Numa taça grande juntar a margarina derretida  mais o vinho branco, o azeite e a àgua! Misturar até a mistura estar bem homogénea;
  2. De seguida juntar o ovo e voltar a homogeneizar a mistura;
  3. Incorporar a farinha com o fermento e com os anteriores ingredientes que se encontram já na taça!
  4. Mexer até formar uma bola que se despegua das mãos e das extremidades da taça! Envolver a massa numa película plástica e deixar descansar a massa durante 30 minutos...
  5. Enquanto a massa descansa, abra as latas das sardinhas, separe os lombos das espinhas centrais e misture-os todos num só prato. Não deite fora o molho das latas! Junte todo o molho numa só lata, mexa bem, pois ainda o vamos utilizar...
  6. Passados os 30m, estenda metade da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou bem untado com margarina e farinha ( mais é mais fácil com o papel vegetal, a massa já é bem untada, por isso funciona bem assim) .
  7. Com um pincél de cozinha, pincele a superfície da massa com o molho de tomate feito no passo N°5 e polvilhe com um pouco de óregãos.
  8. Disponha os lombos das sardinhas sobre a massa até a cobrir completamemte e complete com as azeitonas cortadas às rodelas.
  9. Estenda a massa restante. Pincele levemente a superficíe que irá ficar encostada ao recheio com a mistura de molho de tomate.
  10. Cubra  o tabuleiro com esta massa e faça alguns buracos com uma faca para que a bôla coza mais depressa!
  11. Leve em forno aquecido a 200° 45 minutos.
  12. Assim que cozida, corte-a aos cubos com um cortador de pizza e está pronto a servir....
Bom proveito!!!
Comentários serão sempre bem vindos...

Sem comentários:

Enviar um comentário