"Nikita" Pavlova
A sobremesa é uma Pavlova com Cobertura de Ovos Moles, mas o LSD insistiu em chamar-lhe "Nikita". É, portanto, um daqueles títulos que por tantas vezes usado se tornou realidade.
Ainda estou por descobrir a que Nikita o LSD se refere, mas que o nome pegou, lá isso pegou.
Basicamente uma Pavlova é um mega suspiro. Daqueles que se vendem em todas as Festas Polulares, no Verão, nos adros das igrejas.
É também uma bomba calórica. Mas a satisfação em ver a reação dos presentes quando a finalizei com Chocolate, bastou para anular todas as calorias que carrega.
O sentir do estalar do suspiro, em contacto com a língua, o sabor doce e peganhento que deixa ao passar refresca-nos as memórias de infância.
Grau de dificuldade: Qualquer Bimby Faz Isto <=> Fácil
Tempo de preparação: 15 m + 2 horas de forno
Custo: Baixo
Porções: 8 - 10
Ingredientes
- 6 claras de ovo
- 350 gr de açúcar amarelo
- 1 colher sopa de vinagre branco
- 1 colher de amido (farinha Maisena) (opcional)
- 6 gemas de ovo
- 6 colheres sopa açúcar branco
- finaliza com topping de chocolate (do bom)
- Retirar os ovos do frigorifico 30 minutos antes de começar e ligue o forno nos 160.º graus;
- Começar por bater as claras em castelo até ficar firme;
- Sem deixar de bater, adicionar o açúcar (o melhor é o amarelo pois confere um sabor tradicional e uma coloração mais apreciada, embora também resulte com açúcar branco) colher a colher até finalizar;
- Continuar a bater o merengue até que fique brilhante;
- Finalizar com o vinagre e o amido e bater um pouco mais.
- Num tabuleiro coloque uma folha de papel vegetal e às colheradas coloque o merengue fazendo um círculo. Deverá ficar meio que amontoado, com forma circular e baixe a temperatura do forno para os 150.º.
- Coloque a Pavlova no forno e contabilize uma hora, sensivelmente e depende do forno, sem nunca abrir a porta do forno. Desligue e deixe arrefecer no forno.
- Entretanto prepare os ovos moles. Num tacho coloque por cada colher de açúcar uma colher de agua corrente, mexa e coloque ao lume. Um pouco antes de atingir o ponto de estrada adicionar as gemas, envolvidas e peneiradas (para eliminar restos de claras) e mexa sem parar e sem pegar e até ligar.
Sugestão de bebida
Como é uma sobremesa bastante doce, aconselho um bom espumante bruto, pois o contraste fica magnífico, pode ser por exemplo um Ataíde Semedo Cuvée Brut ou para quem não aprecia tanto o espumante bruto, fica também muito bem servido com o Espumante Rosé São Domingos.
Espero que apreciem, como sempre quaisquer comentários e/ou sugestões serão muito bem-vindos!
Obrigado...
FB