Grelos Salteados
Óptimo acompanhamento para carne ou peixe, embora prefira para carne pois o seu sabor ligeiramente acre contrasta bem com a gordura. É um prato muito pratico de fazer, que vos vai deixar surpreendidos pela sua simplicidade, sabor e adaptação aos mais variados sabores...
Lembro-me perfeitamente de os meus avós o fazerem não só de acompanhamento, mas sim de prato prato principal, juntando um pouco de broa de milho e azeite!
Grau de dificuldade: Até Uma Bimby Avariada Faz Isto <=> Muito Fácil
Tempo de preparação: 30m
Custo: Baixo
Porções: 6
Ingredientes
- 1 Molho de Grelos de Nabiça
- 2 Dentes de Alho
- Azeite qb
- Sal qb
- Pimenta qb
Notas sobre os ingredientes:
Nada de muito especial a dizer neste caso, apenas que os grelos apenas se encontram para consumo, durante os finais do Outono e até os fins do Inverno. Mais uma vez, a recomendação é sempre a mesma, quanto mais fresco melhor!
E claro, comer produtos que estão disponíveis na sua época, e cultivados perto de nós, achamos que continua a ser a melhor e mais saudável opção....
Preparação
- Arranje os grelos e aproveite apenas a parte de cima da folha e descarte os caules. São muito
duros e não cozem tão depressa como o resto da planta; - Leve bem as folhas (têm tendência a ter algumas lesmas ou caracóis), e coloque água a aquecer numa panela alta, com metade do sal;
- Assim que a água estiver a ferver, junte os grelos e deixe ferver até as partes mais grossas da folha estiverem "al dente";
- Desligue o lume e passe os grelos por um escorredor para que toda, ou grande parte da água, escorra da cozedura;
- Quando os grelos estiverem bem escorridos, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Assim que estiver bem quente, salteie os grelos ( cuidado, pois se ainda tiver muita água vai salpicar bastante ).
- Ao ver os grelos a começarem a fritar, e a água dos grelos a misturar-se com o azeite da fritura, rale o alho por cima dos grelos, tempere com flor de sal, pimenta, e mexa energicamente. ( sim, rale o alho com um ralador. o sabor vai-se espalhar mais depressa e o alho não queima )
- Transfira tudo para uma travessa / prato, e aguarde 5 minutos antes de comer para que o sabor da água dos grelos, o alho e a pimenta se misturem.

Sugestões de acompanhamento

Mas como sempre, havia um copo de tinto a acompanhar...
A última vez que o fizemos cá em casa, este foi o tinto que bebemos.
Um Adega de Pegões Tinto, um vinho saboroso, suave, e ajudou empurrar muito bem estes grelinhos com uns secretos de porco grelhados na chapa!
Como sempre, esperamos que tenham gostado, e claro, que voltem sempre!
Qualquer sugestão da vossa parte será muito bem vinda...
Sem comentários:
Enviar um comentário