Caldo de Camarão


Caldo de Camarão

Em substituição dos caldos pré-preparados que se compram em supermercados, cá por casa optamos por preparar caldos caseiros.
Com um pouco mais de trabalho, é certo, os caldos caseiros ficam muito saborosos, deliciosos e fazem sobressair os sabores naturais, enriquecem arroz e risotos, ou estufados e sopas.


Grau de dificuldade: Qualquer Bimby Faz Isto <=> Fácil 
Tempo de preparação: entre 45 minutos a 1 hora
Custo: Baixo
Porções:1 Litro de caldo

Ingredientes:
  • 2 cabeças de caranguejos congeladas
  • as patas de caranguejos
  • cabeças e cascas de camarão, tamanho médio, cerca de 1,5 kg 
  • 1,5 l de agua, ou mais
  • sal e pimenta q.b. 
  • uma cebola media, 2 dentes de alho
  • 2 colheres sopa de azeite
Preparação

  1. Comece por cortar a cebola e o alho em pequenos pedacinhos. Coloque o azeite a aquecer e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho.
  2. Junte então as cascas dos camarões, e as patas dos caranguejos bem como as cabeças partidas. Mexa muito bem, abrindo os sabores e tempere com um pouco de sal e pimenta.Há quem junte um raminho de outras especiarias de cheiro, eu prefiro somente o sal e a pimenta para que o caldo tenha bastante gosto de camarão.
  3. Em seguida, junte 1,5 litro de agua a ferver (se juntar fria irá parar o processo de libertação dos sabores) e tape a panela, deixando cerca de 30 minutos. Caso evapore muita agua, vá repondo de água a ferver.
  4. Quando ver que o molho engrossa, prove o caldo, e verifique se necessita de mais tempo.
  5. Cerca de 40 minutos depois coe o caldo para uma taça, e verifique se necessita de um pouco de mais fervura. O caldo deve cheirar a camarão, há até quem passe a varinha mágica no caldo antes de o coar, para que engrosse um pouco mais.


O caldo deve ficar líquido, não com a espessura de um molho.
Aromatize um belo de um risoto de camarão ou uma caldeirada de peixe.




Sem comentários:

Enviar um comentário