Pipocas Caseiras


Pipocas Caseiras

O delírio de qualquer criança, e de alguns adultos também, é o imprescindível petisco para uma tardada no sofá a ver filmes e a rezar para que a garotada fique por instantes quieta!
Eu recordo-me quando era garoto, de ser entretido também com esta receita, e de certo dia, armado em carapau de corrida, ter tentado fazer pipocas sozinho e ter queimado completamente o tacho...
Bem, mas agora já nem tacho é preciso pra fazer pipocas, já as podemos comprar feitas, ou naqueles sacos prontos a colocar no microondas que em dois minutos temos um saco quentinho pronto a comer.
Mas não é dessas que vos mostro como fazer! Além das pipocas feitas e / ou prontas a fazer, sejam bastante práticas, é um facto, fazer as pipocas em casa no tacho é sem dúvida mais saudável, mais económico e igualmente saborosas!!!

Grau de dificuldade: Qualquer Bimby Faz Isto <=> Fácil 
Tempo de preparação: 5m
Custo: Baixo
Porções: 3

Ingredientes
  • 100g de Milho de Pipoca (+/- Duas mãos cheias... )
  • Óleo de Girassol / Milho
  • 6 Pacotes de Café de Açúcar (+/- 40g )
Notas sobre os ingredientes

Na verdade os ingredientes são todos muito fáceis de adquirir e não carecem muito de explicações, mas quero alertar apenas para a qualidade do milho que usam! Antes de comprar o milho, ou mesmo já quando estiveram a colocar no tacho, tentem retirar os grãos menos uniformes, que tenham buracos ou mesmos os que estão descoloridos! Esses não irão rebentar tão bem, ou então podem dar um sabor menos bom à pipoca!
Quanto ao óleo, podem usar o óleo normal de cozinha! Eu prefiro usar o de milho, pois além de aguentar melhor a temperatura, não se queima tão depressa e tem um sabor mais suave na pipoca!
Aconselho a usarem pacotes de açúcar de café para que seja mais fácil dosear a quantidade de açúcar a usar na receita! Se colocar açúcar a mais no tacho, este vai fazer demasiado caramelo, ou vai fazer-se prematuramente e irá queimar a pipoca toda..

Preparação
  1. Preencher o fundo do tacho com o óleo;
  2. Colocar 4 pacotes de açúcar directamente no óleo ainda frio;
  3. Juntar então agora o milho de pipoca, envolver as pipocas no óleo, e acender o lume no máximo;
  4. Quando sentir o óleo a ferver, a borbulhar, baixar o lume para o mínimo;
  5. Assim que as pipocas começarem a rebentar, aumentar para o lume de novo para o máximo;
  6. Quando o ritmo de rebentamento baixar para metade, tapar bem o tacho com um pano, e voltar ao contrário para misturar bem as pipocas com o caramelo! Assim também ajuda os grãos que ainda não rebentaram a ficarem mais próximos do calor, e afastar as pipocas já rebentadas e quentes do fundo do tacho, para que elas não queimem!
  7. Quando o intervalo entre de rebentamento baixar para dois ou três segundos, desligue o lume e voltar a repetir o passo anterior;
  8. Transferir para uma taça e abanar muito bem as pipocas, ajudas-as a arrefecer e também que elas não se colem;
  9. Polvilhe com o resto do açúcar e está pronto a servir!

Sem comentários:

Enviar um comentário