Pão Malandro

Faz Lá Isto Na Bimby - Pão Malandro


Pão Malandro

Embora o nome possa ser enganador, esta é uma receita fantástica de pão caseiro que qualquer um de nós pode fazer em nossas casas sem ter de recorrer a máquinas de fazer pão ou a fornos de lenha. Ou à Bimby, já que é nesse assunto mesmo que o Blog se concentra!
Na verdade é rápido de fazer, e qualquer forno convencional doméstico é o indicado para esta iguaria!
Este pão fica bastante saboroso, aguenta bastante tempo ao ar, e custa-lhe pouco menos de 1€. Sim, um euro, leu bem!

Ingredientes

  • 500g de Farinha de Trigo T65;
  • 85g de Farinha de Centeio Integral (2 colheres de sopa bem cheias);
  • 400g de Água Morna;
  • 25g de Fermento Biológico (fermento de padeiro);
  • 1 Colher de sobremesa de Sal;
  • 1 Colher de Sobremesa de Açucar;
  • 2 Colheres de Sopa de Azeite;
  • 1 Porção de Massa Velha.

Algumas considerações sobre os ingredientes:

As farinhas serão senão o mais importante ingrediente no seu pão. Não use farinhas de marca branca, mas sim marcas que tenham uma linha específica para pão. Vai ver que o resultado é diferente! Aconselho as marcas Espiga e Salutem para a farinha de trigo e centeio respectivamente, se bem que a de centeio possa ser um pouco mais difícil de obter. Se houver algum moleiro perto de si (como é o meu caso, mesmo morando numa cidade), melhor ainda, compre a ele as farinhas que além de mais baratas serão certamente melhores!

O fermento biológico pode ser substituído por fermento granulado, se for esse o seu caso use meia saqueta de fermento granulado para as quantidades acima sugeridas, sensívelmente 5/6g de fermento!
Eu uso o fermento biológico, porque além de hoje em dia ser de fácil acesso, vem convenientemente separado em porções de 25g, o que facilita a elaboração da receita. Qualquer grande superfície já disponibiliza estes fermentos!

Quanto à massa velha, ela é nada mais que um pedaço de pão fermentado que é retirado da fornada e guardado de umas fornadas para as outras. Deve fazê-lo mesmo antes de tender o pão, e conservar em local seco e fresco até à próxima utilização. A massa velha permite-nos reduzir a quantidade de fermento necessária, ao mesmo tempo que confere ao pão outra leveza e textura!

Preparação
Temos então aqui tudo aquilo que iremos precisar para a confecção do pão.
Comecemos por adicionar no copo medidor as 400g de água, juntamente com a colher de sobremesa de sal, a colher de sobremesa de açucar e os 25g de fermento.
Enquanto a mistura amolece um pouco, pesa-se as farinhas na balança. Tenha cuidado com as quantidades de Trigo/Centeio, se puser demasiado centeio o pão fica muito mais pesado e não cescerá tanto.
Logo de seguida com uma colher de sopa, misture bem os ingredientes que estiveram a repousar no copo misturador, até que todos eles estejam homogéneos e que não se note nem açucar, sal ou fermento por dissolver!
Depois de pesadas as farinhas, coloque-as numa taça maior. Logo de seguida junte a massa velha e àgua tal como mostra a figura!
Agora com uma colher de pau (sim, não é necessário por as mão na massa!) envolva muito bem todos os ingredientes como se de um bolo se tratasse.
Daí o nome deste pão, além de demorar pouco tempo a levedar, nem é preciso sujar as maõs ou estar a amassar demasiado tempo a mistura. A prepação demora sensivelmente 15 minutos!
Com o preparado bem homogéno, adiciona-se o ingrediente final, as duas colheres de azeite.
Mexa mais um pouco, até que a mistura volte a colar às paredes da taça. É sinal que o azeite foi todo absorvido e que a mistura está pronta a descansar.
Tape com um pano limpo e deixe o pão repousar por duas horas. Durante essas duas horas tente não mexer no pão, e ceda à tentação de levantar o pano para ver se ele está a crescer. Esta fase é crítica para o desenvolvimento das bactérias do fermento, e qualquer alteração pode resultar numa quebra da acção do mesmo!
Quando faltarem mais ou menos 20 minutos para terminar as duas horas de fermentação, ligar o forno a 250 graus e polvilhe bem a bancada com farinha. Coloque também dentro do forno o tacho onde irá colocar o pão a cozer.
Este pão tem também o seu sucesso devido à forma como é cozido! Nos fornos de lenha ou nos fornos industrais das padarias, além de não haver quebras de temperatura bruscas no interior do forno, o nível de humidade também é sempre constante! Ora isso não acontece nos fornos domésticos como nós sabemos. Então para tentar imitar essas condições iremos cozer o pão dentro de um tacho fechado, para que o calor e a humidade sejam constantes durante o tempo de cozedura do pão, que são sensivelmente entre 30m a 45m, dependendo se gosta do pão mais ou menos tostado!
O pão, tal como disse acima, não gosta de ser "mexido"! E isto tem razão de ser... Se o que faz crescer o pão, são pequenas bolhas de CO e CO2 que são produzidas pelas bactérias durante o processo de fermentação, quanto mais vezes, ou quanto mais tempo se mexer no pão, mais dessas mesmas bolhas estaremos a rebentar, e ao mesmo tempo a retirar leveza ao produto final.
Por isso cada vez que tiverem de o manusear, façam com cuidado e gentileza!
O último passo será transferir a massa da taça para a nossa bancada polvilhada com farinha (seja gentil ao polvilhar com farinha, pois esta massa normalmente fica um pouco húmida), e tender o pão (dar a forma) para o colocarmos no forno.
Com a ajuda de uma espátula descolar o pão de dentro da taça, logo de seguida aproveitar para retirar um pouco de massa velha para a nossa pŕoxima fornada de pão.


 Agora vamos dar forma ao pão! Estique ligeiramente cada uma das extremidades da massa e dobre-a em quatro partes sobre ela mesma! Ou seja estica um pouco a parte superior da massa e dobra-a para cima da restante, depois da parte direita, e assim sucessivamente,
Volta a massa ao contrário (com as dobras viradas para baixo) e coloca-a dentro do tacho previamente polvilhado com um pouco de farinha!
Antes de fechar o tacho, e com uma faca de cozinha molhada, fazer uma cruz no centro do pão e em cada extremidade como a figura mostra. Isto irá ajudar o calor atravessar o pão, permitindo que este cresça livremente, e que os fermentos dêm o "último esticão" antes de perderem a acção.
Finalmente feche o tacho, coloque-o no forno, e espera pacientemente durante 45m!
Lembre-se não abra o forno e/ou o tacho antes de pelo menos terem passado 30 minutos ou arrisca-se a estragar o pão!


Aqui está o nosso pão acabadinho de sair do forno!
Retirem-no de dentro do tacho e deixei-no arrefecer ao ar em cima de uma grelha ao tábua pŕopria para pão, aquelas que são arejadas, assim arrefece e seca mais depressa e também não corre o risco de o lar ficar demasiado húmido.
E pronto, o nosso produto final. Um pão muito fácil de fazer, muito saboroso, bastante rápido de executar, e sobretudo e um vício com uma manteiginha quente, umas azeitonas e um bom tinto Português!

Esperam que tenham gostado, ficarei à espera dos vossos comentários, dúvidas e das vossas fotos de experiências!!


Ah é verdade, já me estava a esquecer:
Oh Carmen, agora Faz lá isto na Bimby!

Sem comentários:

Enviar um comentário