Frango "Maricas"
Este é de longe dos pratos mais fáceis para fazer. Aliás, é tão fácil que até uma bimby avariada o conseguia confeccionar! hi hi hi
Mas não se deixem enganar, lá por simples de preparar não deixa de ser delicioso.
É um prato perfeito para preparar em 15 minutos com a criançada, e que nos deixa depois tempo suficiente para estar na palhaçada com eles ou com as visitas, ou simplesmente relaxar enquanto se toma um aperitivo.
Só sei que a última vez que fiz este prato, os garotos gostaram tanto, que quase não ia chegando para os adultos...
Grau de dificuldade: Até Uma Bimby Avariada Faz Isto <=> Muito Fácil
Tempo de preparação: 15m
Tempo de confecção: 90m
Custo: Baixo
Porções: 4
Ingredientes
- 1 Frango de aviário;
- 1 Limão
- 1 Caldo Knorr de galinha ( opcional )
- Ervas aromáticas (orégãos, salsa, poejo, caril)
- 1 KG de Batata pequena
- Sal e Pimenta qb
- Azeite
Notas sobre os ingredientes
Eu tive a sorte de encontrar no Mercado da Costa Nova um assador de frangos próprio para este prato o que facilita na altura de ir para o forno. Caso não tenha uma assador como esse pode sempre fazer num tabuleiro normal, e dispor as batatas à volta, ou então usar uma lata que caiba no rabo do frango ( já se aperceberam de onde vem o nome da receita não?) e que o permita ficar ao alto deixando a gordura incorporar com as batatas...
Para este prato costumo usar frango de aviário, por ser mais tenro e ter mais mais gordura! Pode-se perfeitamente usar frango caseiro mais além de ser mais duro e ter menos gordura, demora mais tempo a cozinhar.
Quanto ao Caldo Knorr, há que não faça esta receita sem ele... Na verdade não é o meu caso, mas confesso que lhe dá um gosto realmente diferente. No entanto podemos substituir o caldo Knorr por ervas aromáticas e outros temperos típicos. Eu uso por exemplo orégãos, salsa, poejo, caril ( a planta e não o condimento ), sal e pimenta! Neste segundo caso, temos de colocar um pouco mais de sal, pois o caldo Knorr está repleto de sal e de intensificadores de sabor, que normalmente se iriam espalhar pela carne do frango. Não querendo usar o caldo Knorr, tempere por dentro o frango com as ditas ervas, sal e pimenta. Fora isso, siga exactamente a receita como ela é, tendo em conta que esta assume que estamos a usar um caldo de galinha.
Preparação
Preparação
- Pré-aqueça o forno nos 200º C;
- Lavar o frango com água fria e limpar de miúdos e excesso de gordura;
- Prender o caldo de galinha no "papo" do frango, logo à entrada do pescoço. Caso opte por não usar o caldo de galinha, coloque as ervas aromáticas descritas em cima;
- Furar uniformemente o limão com um garfo, e entalar o limão no rabo do frango (caso esteja a assar num assador normal), se usar um assador como o da imagem colocar o limão dentro da carcaça do frango.
- Esfregar o frango por fora com um pouco de sal e pimenta, mas não exagere, pois o caldo knorr já tem bastantes condimentos.
- Rodear o frango de batatinhas pequenas untadas com azeite e polvilhadas com sal e pimenta.
- Assar durante 75 minutos e ir regando com a gordura que sai naturalmente do frango.
Neste caso penso que qualquer vinho jovem e frutado ficaria bem neste prato. No nosso caso foi acompanhado por um jeitoso vinho BiB de 5L de Alma de Pias.