Preparar refeições, diariamente, é algo comum a todos nós, e na grande maioria das vezes interroga-mo-nos "Masoqueéquevoufazerprajantar". Para estes dias convém ter alguns trunfos na manga.
Uma das soluções passa por fazer um hamburger caseiro, eu adoro, e a carne picada agarra muito bem os sabores do tempero, convém por isso serem frescos, e ricos, e saber conjudá-los entre si.
Apesar de fácil, há que ter alguns cuidados com a carne picada.
Em primeiro lugar, deve ser picada/consumida no próprio dia, por isso nada de carne picada pré-embalada, procure o talho mais próximo, peça as carnes e peça para as picar. Pode adicionar sabor com um pequeno naco de bacon, ou 1/2 chouriça caseira.Pode ser só de vitela, vaca ou porco, ou mista, a minha preferida. Se comprar a mais, convém cozinhar primeiro, congelar depois.
Em segundo lugar, a carne picada é muito versátil, permite fazer lasanha, hamburguers, almôndegas, chilli, ou este hamburgão XXL preparado num dia em que não havia qualquer ideia sobre o que o jantar poderia ser, e depois desta leitura decidi fazer semelhante, aproveitando o que havia no frigorífico. Espero que gostem.
Grau de dificuldade: Até Uma Bimby Avariada Faz Isto <=> Fácil
Tempo de preparação: 60 m
Custo: Baixo
Porções: 5
Ingredientes
- 800 gr carne picada mista (vaca + porco)
- 1cebola grande
- 2 alhos (podem juntar mais, conforme gostem de alho)
- 1 tomate vermelho, cortado em pedacinhos, ou alguns tomates cereja, cortados ao meio
- 1/2 courgete grande, ou 1 pequena, cortada aos cubos.
- 1 cálice molho inglês / vinagre balsâmico / molho de soja
- sal, pimenta, azeite, qb
- queijo para gratinar
- ervas:salsa, mangericão, oregãos,
Preparação
- Tempere a carne com o sal, as ervas, o molho inglês (ou com os outros, pois já experimentei com as três opções e fica saboroso igualmente), integre bem os sabores na carne, com as mãos na taça.
- Molde um Hamburger XXL que deve ir ao forno sensivelmente a 180.º ligado com aquecimento inferior e superior, por uns 20 minutos, até a carne assar.
- Entretanto, e enquanto a carne está no forno, coloque numa frigideira o azeite a aquecer, adicione a cebola cortada em luas e depois os alhos picados. Logo que estiverem refogados adicione o tomate, a courgete e tempere com um pouco de picante liquido, sal e pimenta (a agua dos legumes vai criar um molho que deve ser temperado).
- Cubra o Hamburger com este refogado, adicione queijo ralado para gratinar e leve de novo ao forno por uns 10 minutos.
- Sirva com salada fria, arroz branco ou batata frita. Vai ainda saber deliciosamente na marmita no dia seguinte.
Sugestão de acompanhamento
Por sugestão da FB, esta comida fica bem acompanhada por uma cerveja artesanal ruiva. Neste caso a Vadia Ruiva, uma cerveja que apreciamos bastante, cheia de sabor e pequenas subtilezas...
Aliás, esta cerveja até se bebe bem, sem estar a acompanhar nada!
Sem comentários:
Enviar um comentário