Culturas Primaveris #1 - MORANGOS

Sim, verdade, cá em casa nem só receitas de comida que dificilmente se podem fazer na Bimby (ou assim o tentamos) se fazem posts.

Na verdade quando podemos, tentamos cultivar os nossos próprios alimentos!
Não é nenhum fundamentalismo da nossa parte, aliás da minha parte, eu é que gosto de fazer estas incursões pela agricultura. Sinceramente gosto de o fazer e de lentamente cuidar das plantinhas e ver os frutos do nosso trabalho!

A FB acha piada ao que eu faço, mas não liga assim muito, não... Nem por isso! Só me chama a atenção por causa da conta da água que este mês vai ultrapassar o orçamento!
Nem me incomoda assim muito que ela não se meta no que eu faço, até fico um pouco aliviado para dizer a verdade... Pois eu também não me meto nas conversas que ela tem com a casa...

Sim, eu possivelmente ou moro com uma lunática, ou uma vidente imobiliária, pois a nossa casa fala com ela, e volta e meia vira-se para mim e diz "Coração.... A casa esteve a falar comigo....".
Palavras proferidas sempre com melodia e meiguice tal, que nos distrai do ataque eminente que se adivinha... "Vi uns cortinados tão giros... Olha que iam ficar o máximo na cozinha!"

E aí está... Cruelmente desferido o golpe sobre o domínio da cozinha!
É assim, a cozinha, é como se fosse um enclave cá em casa... Eu bem que quero mandar, mas está sempre alguém a querer mandar também... E ainda por cima só têm ideias malucas! Onde é que já se viu meter cortinados numa cozinha?!?!
Depois não dá pra ver nada lá pra fora!!!!

Passam coisas muito interessantes no lado de lá da janela, não é? Imaginem o que se pode perder por não vislumbrar correctamente os transeuntes que passam na rua. Isto é um atentado aos meus direitos, para dizer no mínimo!

Mas voltando aos morango....

É realmente uma cultura simples de manter. Podem-se comprar os pés de morango em qualquer mercado, ou mesmo até nas grandes superfícies.
Caso tenham espaço em casa sugiro transplantar para canteiros grandes (que é o meu caso), ou então em vasos. Normalmente uso a terra da SIRO Universal pois para as culturas que já tive oportunidade de fazer foi realmente do melhor que achei!

A planta do morango é bonita, e ao fim de pouco tempo está a produzir. Pode simplesmente ir colhendo os frutos à medida que vão amadurecendo e deliciar-se com sabor de um morango fresquinho e biológico. Pode ver aqui também algumas receitas possíveis com os morangos, por exemplo a Mousse de frutos vermelhos com suspiros.

É tudo, apenas queria partilhar algumas das nossas culturas caseiras e visualmente atraentes!

Até breve
0


Caldo de Camarão

Em substituição dos caldos pré-preparados que se compram em supermercados, cá por casa optamos por preparar caldos caseiros.
Com um pouco mais de trabalho, é certo, os caldos caseiros ficam muito saborosos, deliciosos e fazem sobressair os sabores naturais, enriquecem arroz e risotos, ou estufados e sopas.


Grau de dificuldade: Qualquer Bimby Faz Isto <=> Fácil 
Tempo de preparação: entre 45 minutos a 1 hora
Custo: Baixo
Porções:1 Litro de caldo

Ingredientes:
  • 2 cabeças de caranguejos congeladas
  • as patas de caranguejos
  • cabeças e cascas de camarão, tamanho médio, cerca de 1,5 kg 
  • 1,5 l de agua, ou mais
  • sal e pimenta q.b. 
  • uma cebola media, 2 dentes de alho
  • 2 colheres sopa de azeite
Preparação

  1. Comece por cortar a cebola e o alho em pequenos pedacinhos. Coloque o azeite a aquecer e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho.
  2. Junte então as cascas dos camarões, e as patas dos caranguejos bem como as cabeças partidas. Mexa muito bem, abrindo os sabores e tempere com um pouco de sal e pimenta.Há quem junte um raminho de outras especiarias de cheiro, eu prefiro somente o sal e a pimenta para que o caldo tenha bastante gosto de camarão.
  3. Em seguida, junte 1,5 litro de agua a ferver (se juntar fria irá parar o processo de libertação dos sabores) e tape a panela, deixando cerca de 30 minutos. Caso evapore muita agua, vá repondo de água a ferver.
  4. Quando ver que o molho engrossa, prove o caldo, e verifique se necessita de mais tempo.
  5. Cerca de 40 minutos depois coe o caldo para uma taça, e verifique se necessita de um pouco de mais fervura. O caldo deve cheirar a camarão, há até quem passe a varinha mágica no caldo antes de o coar, para que engrosse um pouco mais.


O caldo deve ficar líquido, não com a espessura de um molho.
Aromatize um belo de um risoto de camarão ou uma caldeirada de peixe.




0

Faz Lá Isto Na Bimby - Pão Ciabatta ou Pão Chinelo...

Pão Chinelo ou Pão Ciabatta...

Vocês já se devem estar a perguntar - Foi desta que eles perderam a cabeça!
Mas não, o Pão Ciabatta é um tipo de pão Italiano, e a sua tradução à letra é mesmo chinelo. É fácil de perceber porquê dada a sua forma baixa e alongada, mas na sua essência não passa de um tradicional pão de trigo com um pouco mais de água que o habitual, causa para o pão ficar mais baixo e mais alongado que o normal.
Na verdade não é nada de complicado de fazer, é basicamente a receita do Pão Malandro, com algumas pequenas alterações...

 Ingredientes

  • 500g de Farinha de Trigo T65;
  • 100g de Sêmola/Farinha de Milho;
  • 350g de Água Morna;
  • 20g de Fermento Biológico (fermento de padeiro);
  • 1 Colher de sobremesa de Sal;
  • 2 Colheres de Sopa de Azeite;

Preparação

* Para não nos repetirmos com todas os passos necessários para elaborar o pão, sugiram que sigam os mesmo que são indicados na receita original do Pão Malandro. Os passos são basicamente os mesmos, e os cuidados a ter também (adaptados para estes ingredientes, claro)!

A principal diferença é que este pão leveda durante 6h e não é usado o tacho!

De resto deverá seguir os mesmo passos que são elencados na receita.
Como não se usa o tacho, divida e molde o pão em pequenos cilindros que deverá depois colocar em tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha!

Deixe cozer até o pão ficar dourado como mostra a foto!


Bom proveito!
0