Ginguba, ou o amendoim dos Deuses?

Faz Lá Isto na Bimby - Guinguba, ou o amendoim dos Deuses?

Ginguba, ou o amendoim dos Deuses? 

Não, não vos venho falar de mais nenhum superalimento, nem nada que se pareça.
Aliás o mais provável, é ganhar uns quilitos assim que se puser a comer disto...

Ginguba? Mas o que é isso?
A ginguba é o nome que é dado ao amendoim em Angola. E ainda bem que tem nome diferente pois o produto é mesmo diferente! Além de ser mais pequeno que este que temos disponível nas nossas superfícies comerciais, o sabor é muito mais concentrado que o nosso, e permanece no final um sabor adocicado que combina perfeitamente com uma Cuca.

Nos sítios onde estive não serviam a Ginbuga descascada, mas sim sempre com a casca, e ao lado colocavam um pequeno pires com água para se depositar lá as pequenas e irritantes peles que têm sempre tendência a voar para onde não devem. Assim que estas tocam na água, ficam mais pesadas, e permanecem ali, calmamente, até terminarmos o nosso repasto!

A Ginguba não é apenas usada como petisco, vi muitas vezes nos restaurantes de Angola, pratos confeccionados com este amendoim, malagueta e quiabos!

Embora seja muito fácil obter a Ginguba em Angola, pois qualquer vendedor de rua tem sempre um saco pronto a vender, é uma pena que em Portugal não seja possível arranjar esta iguaria como se compra tremoços, pois vos garanto que assim que provarem não vão querer comer mais dos amendoins que nos enchem os pratos das empalhadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário