Robalos grelhados

Faz Lá Isto Na Bimby - Robalos Grelhados


Robalos Grelhados

Depois de passar duas semanas em Angola a comer praticamente todos os dias, arroz com batata frita e carne, vinha mortinho por chegar a casa e refastelar-me com um belo de um peixe grelhado. Ok, não foi todos, todos os dias carne, não é... Também havia uma cervejinha e uns amendoins de vez em quando.
Estes Robalos em particular, foram degustados em Lisboa em casa dos nossos amigos S&P, que além de nos terem dado guarida nesse fim-de-semana, fizeram-nos o favor de acender as brasas para nós matarmos as saudades do melhor que a nossa terra tem!

Grau de dificuldade: Até Uma Bimby Avariada Faz Isto <=>  Muito Fácil
Tempo de preparação: 60 m
Custo: Médio
Porções: 4

Ingredientes


  • 4 Robalos
  • 4 Folhas de Louro
  • 1 Pitada de Sumo de Limão
  • Sal

Notas sobre os ingredientes

Pois escusado será dizer que o rei da festa é o peixe, por isso não poupem aí! Escolham quatro bons Robalos e peçam para amanhar e escamar o peixe.
Fora isto não muito mais a dizer sobre os ingredientes, o único reparo é sobre o Louro!
Como sabem o peixe grelhado deve ser feito em brasa branda para não queimar nem secar demasiado o peixe. Sabemos também que o próprio fumo do carvão também confere sabor ao peixe.
Por isso se colocar umas folhas de Louro sobre as brasas, de maneira a que estas não incendeiem muito depressa, mas sim que vão fumegando lentamente, estão também a dar sabor ao peixe!

Preparação

    Faz Lá Isto Na Bimby - Robalos Grelhados - Preparação
  1. Lave bem o peixe, escorra-o e coloque-o numa travessa;
  2. Tempere com sal grosso por cima da pele, e não esqueça de deixar algum também na zona da guelra;
  3. Aguarde pelo menos trinta minutos antes de grelhar o peixe. Enquanto isso aproveite para acender o grelhador (é nesta altura que se bebe sempre uma cervejinha!);
  4. Assim que a brasa estiver pronta, mas não a deixe muito forte, grelhe o peixe, e parta as folhas de louro em pedaços pequenos para fazer o fumo;
  5. Dependendo do tamanho do peixe, deixe cozinhar durante +/- 5 a 7 minutos por cada lado;
  6. Assim que pronto, retire do lume, salpique com sumo de limão e servia imediatamente;
  7. Fica óptimo acompanhado com uns legumes salteados, saladas, ou até umas batinhas cozidas com uma Vinagreta de Pimentos.
Faz Lá Isto Na Bimby - Robalos Grelhados - Romeira AlentejoSugestão de acompanhamento

Embora normalmente se acompanhe peixe com vinho branco, neste caso foi com um belo vinho tinto. Soube muito bem, é um vinho equilibrado e não muito dispendioso!
Romeira Alentejo

Esperamos que tenham gostado, e ficamos à espera das vossas partilhas e comentários!
Obrigado...

Sem comentários:

Enviar um comentário